quarta-feira, 2 de julho de 2008

Fábio Bota vive época de sonho in carteia

Integrou a selecção nacional nos escalões jovens entre 1994 a 1997 e agora, aos 27 anos, Fábio Bota foi Campeão Nacional da 2ª Divisão de Pólo Aquático, foi o melhor marcador do seu campeonato e foi chamado para representar a Selecção Nacional sénior. Fique a conhecer melhor este campeão e as suas ambições. (Entrevista na íntegra na edição impressa do Jornal Carteia n.º 392, do dia 03 de Junho de 2008)

Jornal Carteia: Recebeu recentemente o prémio de melhor marcador do campeonato. Esperava ganhar, com 34 golos de diferença sobre o segundo classificado?
Fábio Bota: O facto de ter sido o melhor marcador foi o trabalho de toda a equipa. Felizmente para mim era eu que teria que finalizar as jogadas. Se não fosse eu teria sido outro elemento do Louletano. O campeonato correu às mil maravilhas à equipa, muito por causa do nosso trabalho e empenho ao longo da época. Tornámos o Louletano, que era uma equipa banal da 2ª Divisão, que tentava lutar para a manutenção, numa equipa com ambições muito grandes e tendo, essencialmente, os jogadores da terra. A equipa era praticamente a mesma, só mudou o treinador.

JC: A vinda de Fernando Leite foi, portanto, muito importante nesse sucesso?!
FB: Foi essencial. Aliás, ele é o principal obreiro deste feito que nós conseguimos, embora os jogadores é que tenham dado a cara e o corpo ao manifesto.

JC: Recebeu essa distinção no III Torneio Internacional de Pólo Aquático. O que representa ter estas selecções em Loulé?
FB: O Torneio de Pólo Aquático de Loulé era organizado pela Federação, mas houve uns anos atribulados, em que se deixou de fazer o torneio. Depois o Louletano pegou na organização, comigo e com o meu companheiro de direcção Miguel Guerreiro, de uma forma gradual, porque o Louletano não tinha tanta força como a Federação. Tentámos fazer um projecto a longo prazo, primeiro com selecções regionais, no segundo ano já com uma equipa de Madrid, de topo europeu, e no terceiro ano já conseguimos elevar o nome do pólo aquático do Louletano, com equipas de muito bom nome. Para além de Portugal, que é sempre um prazer ter cá, veio a Suíça, Israel e a Finlândia, isto além da selecção do Algarve, que é um orgulho para nós ter participado.

JC: Neste torneio foi chamado pela primeira vez para a Selecção Nacional sénior. O que significa isso para si?
FB: Foi uma grande surpresa, mas também um grande orgulho ter sido chamado pela primeira vez à selecção de topo nacional. É um motivo para continuar a acreditar que, com esforço, tudo é possível. Este ano abdiquei de muita coisa para me dedicar quase a 100% ao pólo aquático, do que não estou nada arrependido, o que me garantiu essa presença na selecção, que foi muito boa para mim.

JC: E como foi jogar contra os seus habituais companheiros, que estavam a jogar pela selecção do Algarve?
FB: Esse jogo foi muito complicado, porque eu conheço-os há muitos anos. Também temos tido uma relação muito forte com a equipa do Portinado. Aliás, queremos agradecer por nos terem ajudado nesta época, em que tivemos jogos amigáveis todas as semanas. Mas foi complicado e engraçado ao mesmo tempo, porque sabemos quase tudo o que cada um faz.Acredito seriamente que, depois de termos conseguido este feito, a Câmara Municipal vai apostar na piscina de 50m.

JC: Durante a época faziam treinos bi-diários. Como foi conciliar isso com a sua actividade profissional?
FB: Foi muito complicado. Saíamos do treino à meia-noite e às sete da manhã já estávamos dentro de água outra vez. Mas só fizemos isso porque acreditámos que era possível, vimos os resultados e tínhamos a sensação de que tudo era possível se continuássemos a trabalhar. A nossa vontade de ganhar foi mais forte que tudo o resto. Toda a gente nos perguntava como é que era possível e se éramos malucos, mas era a nosso ambição, nós tínhamos que ganhar e era aquele ano que tinha que ser. Realmente o Fernando conseguiu dar a volta à equipa e tornar-nos semi-profissionais, porque ninguém recebe nada, era um orgulho enorme estar lá e para mim, como faço parte da direcção, era um orgulho ainda maior.

JC: Como se sente ao ser de Loulé e ter que ir treinar e jogar em Faro?
FB: O problema é que nós em Loulé poderíamos ter todas as condições e não as temos e o próximo ano vai ser mais um ano complicado por isso. Temos três equipas a treinar, das 21h às 23h, porque antes tem que treinar a natação, o que é compreensível. São quase 100 pessoas a treinar numa piscina de 25m, o que é muito complicado e ainda por cima a piscina tem pé num dos lados, o que impossibilita qualquer tipo de jogo. Ir para Faro foi a única hipótese que foi criada e temos que agradecer ao Dr. Apolinário por nos ter cedido a piscina de Faro uma vez por semana para treinar, que também foi a nossa “casa” esta época. Mas é pena, porque Loulé tem todas as possibilidades de criar essas condições. Já se falou muitas vezes que a piscina exterior ia ser coberta e aquecida e nós estamos à espera. Se não tivermos essas condições dificilmente conseguiremos fazer mais qualquer coisa no pólo aquático e até na natação.

JC: Com a construção das piscinas de Quarteira espera minorar esse problema?
FB: Sim, à partida será essa a nossa “casa” em termos de jogos na próxima época. Em termos de treinos é muito complicado, porque praticamente todos os atletas são de Loulé e ter que se deslocar todos os dias para Quarteira é complicado, mas à partida, também vamos pedir para treinar lá uma vez por semana. Além disso, as pessoas e os clubes de Quarteira também vão querer usufruir das piscinas e com todo o direito. Mas eu acredito seriamente que, depois de termos conseguido este feito, a Câmara Municipal de Loulé vai apostar na piscina de 50m, porque não é só pelo pólo nem pela natação, mas porque criávamos uma infra-estrutura que não existe a sul do Tejo, o que facilitaria em termos de organização de grandes eventos. Já temos aqui o Meeting, que é uma prova de topo, mas poderíamos ter outras coisas, como Campeonatos da Europa e do Mundo e pensamos que a Câmara, neste momento, estará aberta a estas questões.Lutar para manter parece-me um bocado pequeno para o clube que somos

JC: Como director do Louletano, como é que o clube vai fazer face ao aumento das despesas que a subida de divisão implica?
FB: Agora temos outras armas para mostrar, estamos no escalão máximo da modalidade e esperamos conseguir mais apoios por parte dos patrocinadores. Faz parte do nosso trabalho como directores procurar outros apoios. Mas, com tempo, trabalho e dedicação, tudo será possível. Até agora temos tido muita ajuda de empresários da região, que acreditam em nós. Mas o pólo aquático é uma modalidade muito gastadora, porque a grande maioria dos clubes está acima de Coimbra e esta época vamos jogar 6 vezes jogar acima do Porto. Isto implica um esforço muito grande também para os jogadores, muitos deixam de trabalhar ao fim-de-semana para poder jogar, o que para mim é um orgulho, porque vejo muito pouca gente do desporto com esta maneira de ser.

Patrícia Melão

23 comentários:

Baeta disse...

GG

progressoX disse...

GRANDE BOTA

saudações farenses

Anónimo disse...

Isso falem do Bota sim! Neste momento quem merece mais atenção é o Siscu o que o louletano lhe fez nao se faz a ninguem!

Com estas atitudes nao irão muito longe.

Forca Siscu!!!

nicky disse...

grande bota :) e toda a equipa masculina!!!

Anónimo disse...

senhor anonimo secalhar o melhor é ouvir a verdadeira versao do qeu aconteceu... ou nao acha estranho nao aparecer nenhum comentario da prorpia direcção do louletano, talvez porque o senhor siscu nao aprova o comentário... se o louletano é assim tao mau
para aqueles que trabalham por ele porque é que existe tanta gente a querer vir para o louletano, acordem e nao acreditem em tudo o que leem... quando quiserem saber a verdadeira verdade peçam...

Anónimo disse...

ó Fábio, e não arrotas nenhuma posta sobre o que a d~irecção fez ao Siscu?
Pensava que iam arrotar postas aqui no blog sobre isso para contrariar a versão dele...

Anónimo disse...

é Bota, Bota
deve ser por causa dele que conseguiram subir!!!
E que vão trabalhar para o ano... mas para não descerem de novo

Anónimo disse...

mas aqui é o sitio ideal para a direcção colocar a sua versão, porque não vai ser "censurada" pelo Siscu (que duvido que não publique a versão da direcção).
Porque arrotam postas sobre o Fábio e não repoem "a verdade" sobre esta situação, se afinal o que o Siscu diz é falso?!

Anónimo disse...

simplesmente nao devemos alimentar polemicas, agora quem conhece as pessoas que estao na direcção do louletano, nunca, mas nunca deveriam por em causa o seu nome nem a sua humanidade, pois ja conhecem estas pessoas ha muitos e muitos anos e sabem bem que eles eram incapazes de fazer a barbaridade que no blog dele está escrita...

é muito triste mesmo, ver pessoas que considerava grandes amigos, que afinal poem a minha palavra e o meu nome e questão de uma pessoa que conhecem há 2 meses...

depois de tudo o que ja dei ao polo aquatico e ao louletano é demasiado triste, mesmo muito o que andam a dizer por ai...

Anónimo disse...

penso que não é caso de ficares triste.
O Siscu explicou porque estava triste, mas como elemento da direcção acho que devias repor a verdade, se a direcção não fez isso, quem fez? Porque fizeram isso? O que se passa?

Anónimo disse...

LDC vs Sisco
Por conhecer ambos consegui finalmente saber a versão de ambos.

Como leitor de ambos os blogger ontem tentei deixar o meu comentário no turbogal mas não foi aceite pelo Sisco. O título do comentário era: Verdade ou mentira?

Na minha opinião acho que quem conta um conto acrescenta um ponto.

Pelo que eu sei o LDC prometeu condições "especiais" para o Sisco. Umas foram cumpridas outras por impossíbilidades que não dependem do clube não. (sei que contrataram o sisco para treinador e arranjaram trabalho para a esposa mesmo esta ão sabendo falar nem escrever português, despedindo-se passado um mês)o que ficou por cumprir não sei, mas nos dias que correm isto já é muito bom.

Em relaçao ao sisco sei que isto foi pouco para ele e que preferia sair do clube pois não tinha uma vida estável (Ele quiz sair não aceitando a proposta do clube).

Espero que o LDC aprenda com os erros por não alertar as pessoas para as coisas que podem acontecer (dificuldades financeiras) e espero que o Sisco encontre neste ou noutro clube pessoas dispostas a apostar nele.

Boa sorte Sisco para o futuro!!!
LDC que esta situação venha a fortalecer toda a direcção do clube.

Anónimo disse...

A verdade é que continuamos à espera da justificaçao por parte da direcção do clube.
Só podemos reagir perante factos e até à data esses apenas estão discritos no "turbogal".
Tá em causa um colega de equipa, por isso, se há elementos da direcção tristes com os comentários feitos, esclareçam a situação.
Eu acho que não souberam reconhecer o erro ao prometerem condições que seriam dificilmente concretizadas e depois tentaram, à boa maneira Portuguesa, remendar a coisa mas não chegou.
Aliás, á quantos anos se houve falar na utilização regular da piscina de 50 metros?
A direcção fez um excelente trabalho ao longo da época, não estraguem tudo!!!

Anónimo disse...

Atençao ao que se diz do Siscu
Proposta do clube?
Para ficar?
Até ao momento não houve nada formalizado e propostas verbais, como se pode ver, não passam disso.
Especialmente se depois se diz que não se sabia que tinham sido feitas.
Quanto a sair por dificuldades financeiras ou outras, até a direcção fazer uma proposta clara e formalizada, não se deve sequer insinuar isso!
Pois apesar de alguns incumprimentos da direcção, posso dizer que ele sempre ficou e alimentava ficar mais algum tempo e nunca foi pelo incumprimento que ele saiu - nem seria!
Porque ao contrário de algumas pessoas que ainda não cresceram profissionalmente e desportivamente, o Siscu é um profissional e apaixonado pelo que faz e ficaria sempre no louletano com os seus miudos.
Agora que lhe tenham feito uma proposta (provavelmente verbal) depois de ele ter desabafado a sua tristeza no seu blog e de ele achar que há instabilidade pela forma como foi tradado - quem pode levar a mal?!
Alguém acharia que há estabilidade em ficar num clube que dá um chuto, anuncia o chuto aos próprios atketas do Siscu e depois de ele desabafar volta atrás porque percebeu que as coisas não se fazem assim?
Amadores!!
Cuidado com isso, porque amadorismo cria instabilidade em atletas, treinadores mas especialmente em patrocinadores.
E cuidado com as versões de uns e de outros e o que se diz de uns e de outros.
A direcção que se pronuncie juiz... não as pessoas ligadas e uns ou a outros.

Anónimo disse...

A direcção mantém a mesma posição, se alguém tem que reconsiderar ou mudar de posição é o siscu! Se o siscu não percebeu o que lhe foi dito e se precepitou, penso que a direcção nada mais poderá fazer! Quem tiver duvidas, que fale com ele, penso que nesta fase, ele já terá percebido o que a direcção lhe disse e podera esclarecer!

Anónimo disse...

e porque não temos a versão da direcção?
Porque temos de falar com o siscu para saber a versão da direcção?
Não se pode colocar a verdade acima de tudo e acabar com esta história que não ajuda nem a direcção, nem o LDC, nem os atletas nem o Siscu e a familia?
Porque vejo falar, mas não vejo uma tomada de posição da direcção nem um esclarecimento

Anónimo disse...

O juiz disse...
Pelo que eu sei o LDC prometeu condições "especiais" para o Sisco. Umas foram cumpridas outras por impossíbilidades que não dependem do clube não. (sei que contrataram o sisco para treinador e arranjaram trabalho para a esposa mesmo esta ão sabendo falar nem escrever português, despedindo-se passado um mês)o que ficou por cumprir não sei, mas nos dias que correm isto já é muito bom.
Em relaçao ao sisco sei que isto foi pouco para ele e que preferia sair do clube pois não tinha uma vida estável (Ele quiz sair não aceitando a proposta do clube)."

Ora bem...
Penso que não soubeste de todo a versão do Siscu, senão NUNCA dirias isso. Como tal, não faças comentários com indicação que conheces ambos, ok!
vamos ver se percebemos uma coisa -é normal que a esposa do Siscu não soubesse falar nem escrever em português... é dinamarquesa e vivia em Barcelona, porque havia de saber falar português?
Por outro lado, no Algarve isso nunca seria problema, pois mais de metade das pessoas que aqui trabalham não falam nem escrevem português.
A questão aqui é PORQUE TEVE DE SE DESPEDIR?
Talvez porque o trabalho que lhe arranjaram (de acordo com o estabelecido nas condições faladas para a vinda do Siscu) era distante de Loulé, não tinha fins de semana de folga e tinha de trabalhar muitas vezes para além da meia-noite.
Para um casal com 2 filhos pequenos e em que o marido é jogador e treinador de uma equipa... não me parece que fosse a solução!
A esposa do Siscu poderia continuar a trabalhar e o Siscu faltar aos treinos e aos jogos porque tinha de ficar om os miudos (que não cairam do céu, existiam quando se falou na vinda dele) ou então ela teria de se demitir para pdoer tomar conta dos miudos ao fim do dia e aos fins de semana, possibilitando que o Siscu desse os treinos aos miudos, estivesse nos treinos da equipa, participasse nos jogos do Louletanto (coincidência ou não, a única derrota da época sofreram quando o Siscu não pode ir jogar por ter ficado com os miudos, se não me falha a memória)e acompanhasse a equipa que treinava a torneios.
Por isso se ela deixou de trabalhar não foi por serem ricos ou porque não falava a lingua, mas foi para que o Siscu se pudesse deicar ao que o trouxe para o nosso país e fez mudar de vida - o pólo aquático.
Não foi uma decisão fácil e teve os seus custos, por isso não me parece correcto que ataques a família por uma coisa que se arranjou "à pressa" para tapar o so com a peneira e para atirar areia para os olhos dizedo "nós até arranjámos trabalho, ela é que saiu logo)!!!
Ela podia ter ficado e o LDC ficava sem um treinador e um jogador importante (e aí teriam razão para dizerem que não compensava) - será que a ideia era essa?! E saiu o tiro pela culatra?
Vamos mas é ver se há uma tomada de posição oficial da direcção, porque atirar mandar uma pessoa sair de casa no dia 01/07 indicando que gostavam de já não ter de pagar a renda de julho não me parece que esteja susceptivel de grandes interpretações, concordas?
Por outro lado, não conheces de todo o Siscu, pois mesmo sem a esposa a trabalhar como acordado, mesmo com as dificuldades todas, até dia 01/07 às 19h NUNCA tinha equacionado sair do LDC! (há gente burra, mas que faz as coisas com paixão, mesmo quando não cumprem...).
Nõa houve nenhuma proposta formalizada da direcção que o Siscu tenha recusado, nem o Siscu nunca disse que prefria sair o clube por não ter uma vida estável. Ele já tinha planos para a equipa para a próxima época, e isso não é algo que uma pessoa que quer sair vá fazer!!!
nem anda a falar com os amigos para os motivar a irem para o clube onde ele vai sair. PENSA UM BOCADINHO antes de falares!!!
Espero que a direcção e quem de direito reponha a verdade dos factos (se os do Turbogal estão incorrectos), para que se acabe com esta historia.
Mas parem de usar a familia que se sacrificou pelo Siscu e pelo LDC como argumento!!!

Anónimo disse...

É muito simples, é um assunto entre a direcção e o siscu, se ele resolveu traze-lo para a praça publica ele que o continue a fazer e se for a pessoa que todos voces acreditam ser, então ele que esclareça! A direcção nao alimenta carnavais e acho muito bem! São assuntos internos do clube que nao tem que ser tratados aqui, existem os locais proprios para o fazer, se o siscu acha que é assim que se consegue alguma coisa ou chegar a algum lado, esta muito enganado e provavelmente no futuro, ainda tera muitos mais dissabores! Foi-lhe feita uma proposta concreta, a qual ele respondeu com um "vou-me embora" sem dar espaço a mais nada, a bola esta do lado dele, ele que decida o que quer fazer e se gosta assim tanto dos seus atletas, pois então que tome a decisão que achar melhor para eles!

Anónimo disse...

"pois ja conhecem estas pessoas ha muitos e muitos anos e sabem bem que eles eram incapazes de fazer a barbaridade que no blog dele está escrita..."

ja nao foi feita uma vez?? com um ou mais treinadores?? historia tem a tendencia a repetir se... especialmente se nao aprendemos com ela...
infelizmente ja desde o inicio que via que isto ia dar merda... e nunca ia ser para a direcçao.

o polo aquatico louletano ja nao é a irmandade que era e nao é tao depressa que volta a ser.

enfim...

Anónimo disse...

Zorro, quando é que isso aconteceu? Nao fales do que nao sabes...!

nicky disse...

que confusao!!!
nao sei quais as razões 'verdadeiras' pelos quais o siscu saiu do louletano, mas que foi uma perda foi. ha' muito tempo que não via a equipa masc junior tão incentivada e a treinar tanto e com tantos atletas. se repararem bem desde que o siscu comecou a treina'-los eles têm sido muito assiduos, têm tido bons resultados mas que poderiam ser muito melhor para o ano. não era atleta dele mas pelo que vi o siscu era muito bom treinador,amigo e acima de tudo cativou a equipa.
a direcção tomou a decisão que tinha de tomar, tem as suas razões,as quais não conheço. so' sei uma coisa, sou atleta do louletano e custa muito quando um treinador se vai embora e não falam antes com a equipa. percebo que estas mudanças são todas para bem do clube, das equipas e o que se quer e' evolução, mas a relação atleta treinador e' muito importante e custa tar a mudar de treinador muitas vezes principalmente quando não pedem a nossa opinião, que eu acho que deveria ser importante e quando não dizem o porquê das decisões.
portanto acho que foi uma pena o siscu ter deixado o clube e acho que seria muito bom que ele voltasse...

Anónimo disse...

Nicky, concordo com tudo o que dizes excepto uma coisa, ninguem mandou o siscu embora, ele é que quer ir embora, a direcção mantem a proposta e posição desde o inicio e acredito que a continuidade dele provavelmente seria o melhor para a equipa, só que esta nas maos dele essa decisão!

Anónimo disse...

Caro zorro aquático,

ao menos ias treinar nesses tempos para agora poderes vir arrotar?

ToasT disse...

Grande Bota

Sempre na grande glória

Continua a levar a bons portos um sonho por muitos desejado.

Grande Abraço e Sempre Duro que nem o AÇO